Os flexíveis de freio RCA são fabricados a partir de um tubo de Teflon puro, sem cargas, o que traz maior flexibilidade e vida útil. O tubo de teflon é reforçado externamente por uma malha de aço inox trançada ao seu redor sob grande pressão e uma camada externa plástica para proteção e estética.
A mangueira pode ter seu revestimento externo em plástico transparente ou preto fosco.

Nossos flexíveis são pré©-montados nas medidas de cada moto e suportam trabalho sob temperaturas contínuas entre -70 e +260 ºC ( vão de Ushuaia ao final do "S" de Interlagos! ) mantendo a segurança. O acabamento externo resiste sem alteração entre -20 e +120 ºC. Podem ser dobradas em curvas de até 30 mm de raio e são mais finos (externamente) que os originais de borracha, o que facilita a instalação na moto.

Os terminais que usamos são de fabricação própria, em aço e tratados para evitar corrosão e ter um aspecto liso - assim como as mangueiras - e muito resistentes. O uso do aço permite a prensagem mecânica, evitando possíveis vazamentos causados pela trepidação inerente às motocicletas. 

Na maioria dos veículos os flexíveis originais são em borracha. Esse material expande-se internamente sob pressão. Em valores volumétricos algo em torno de 10% quando novos (NBR 13477) a 30% (10 anos de uso com fluido DOT4, por nossa experiência). Outra característica da borracha é que esta é parcialmente permeável ao ar, além de lentamente ser atacada pelo fluido de freio, assim contaminando o fluido este com umidade (do ar) e resíduos de borracha. Vem dai a recomendação das fá¡bricas para que os flexíveis sejam trocados a cada 4 anos e o fluido a cada ano.

Por outro lado os flexíveis de freio fabricados com teflon e malha de aço (sem borracha, como os da RCA, conhecidos pelo nome da empresa que os criou: "Aeroquip") tem expansão desprezível - da ordem de 0,01% (novos) e 0,1% (após 10 anos de uso com o mesmo DOT 4), são 100% impermeáveis ao ar e à  umidade e não são atacados pelo fluido de freio, seja este de qual categoria DOT for.

Do ponto de vista do piloto, com os flexíveis em malha de aço o freio fica mais linear, de forma que há uma correlação estreita entre a força aplicada no manete ou pedal e a frenagem na roda, tanto no acionamento quando no desacionamento do freio. Nas mangueiras de borracha isso só acontece no início da frenagem. Essa maior linearidade permite uma frenagem mais potente e ao mesmo tempo mais controlada, pois o piloto pode transferir o peso para a roda dianteira rapidamente antes de aplicar maior pressão no manete.

Já experimentou tentar aliviar a frenagem após a roda travar com o sistema original em borracha? Não adianta apenas diminuir a pressão no manete ou pedal - a roda continua travada por uma boa fração de segundo, Efetivamente, a reação é soltar o freio e reiniciar a frenagem. Por todo esse tempo o freio está todo ou parcialmente solto (apesar disso possivelmente travando a roda devido à expansão anterior da mangueira). Com os flexíveis da RCA o piloto consegue modular o freio, trabalhando na iminência do deslizamento do pneu mas sem atingir esse estágio, aproveitando todo o atrito do pneu com o solo, por todo o período da frenagem - Esse é o segredo dos campeões!

Nossos flexíveis de freio em teflon e malha de aço são inertes em relação a todos os tipos de fluido de freio, não requerem manutenção, duram muito mais que os originais e dobram o período de troca do fluido de freio.