As baterias veiculares tem duas grandes funções: A mais importante é fornecer a energia necessária para que o motor inicie sua operação, e a segunda é estabilizar o sistema elétrico, minimizando flutuações de tensão.

Investir em uma bateria de qualidade não apenas garante partidas mais fáceis e maior durabilidade, mas também prolongará a vida de todos os componentes elétricos. Isso se refletirá em economia já no médio prazo. 

Então, qual a bateria correta para sua moto? Essa informação está no manual do proprietário e também na página da cada modelo na nossa loja on-line. Outra fonte de informação, porém nem sempre confiável, são os dados impressos na bateria antiga (a bateria pode não ser a correta e/ou os dados podem não corresponder à verdade).

Há três tipos diferentes de baterias: Convencionais, Convencionais seladas (ou "livres de manutenção") e de Gel.

As baterias convencionais são aquelas em que é possível completar o nível da solução de ácido. Esse tipo de bateria é fornecida seca e acompanha frascos com a solução ácida pronta. Após encher as células com a solução fornecida, a bateria deve ser deixada parada por 01 (uma) hora para que o processo de ativação ocorra. Após isso ela estará com aproximadamente 70% de sua carga total - o suficiente para dar a partida no motor e este terminar o processo de carga durante o uso. O nível de solução deve ser conferido após a ativação e completado com água destilada se necessário.

O uso da bateria sem aguardar o tempo de ativação ira gerar sobreaquecimento e perda da vida útil da bateria, pois como terá pouca carga o sistema de carga do veículo enviará toda a potência disponível para a bateria - mais do que ela pode absorver sem comprometimento.

A cada mês ou pouco mais o nível de ácido em todas as células deve ser conferido e completado, se necessário, com água destilada. Esse momento também é oportuno para certificar-se que os terminais estejam firmemente conectados e sem oxidação (essa última verificação se aplica a todos os tipos de baterias)

O segundo tipo de bateria são as seladas ou "livres de manutenção". Estas baterias são iguais às convencionais, mas suas células são fechadas por tampas hermeticamente fechadas, e há a adição de uma válvula de segurança ao corpo da bateria. O princí­pio de funcionamento é o mesmo, mas quando há aquecimento, ao invés do vapor d`água ser perdido para o ambiente ele fica retido dentro da caixa da bateria e volta ao estado líquido. Somente se a pressão for muito grande é que parte desse vapor é perdida para a atmosfera. Com o tempo este tipo de bateria também fica com baixo nível de solução, e é comum serem abertas (quando possível) e completadas com água destilada - uma ação não recomendada pelos fabricantes mas que efetivamente aumenta a vida útil da bateria.

As bateria seladas também devem ser ativadas, e da mesma forma que as convencionais após esse processo sua carga será de aproximadamente 70% da máxima, permitindo a partida do motor para que este complete a carga durante o uso.

As baterias de Gel são as mais modernas, e as mais caras. Nelas o ácido está na forma de gel, o que traz várias vantagens: Não há decantação (que diminui a capacidade da bateria durante sua vida útil), já vem ativadas de fábrica, tem maior resistência à temperaturas muito frias ou muito quentes (faixa de uso: -40 a + 50 graus célsius), maior durabilidade (pode chegar ao dobro das convencionais) e maior amperagem em relação ao tamanho e peso.